Destaques Imprensa

Destaques Imprensa



LUIS LIMA REELEITO PRESIDENTE DA CIMLOP

 

A Luís Carvalho Lima, foi reeleito, por unanimidade e aclamação, para continuar a dirigir a Confederação da Construção e do Imobiliário dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP) para o triénio 2020-2022. 

 

Nesta reeleição foram escolhidos os novos órgãos sociais para o próximo mandato, iniciativa que decorreu no dia 6 de junho, na Assembleia Geral Eleitoral que decorreu no Porto, no âmbito do Salão Imobiliário do Porto (SIP 2019). 

 

Luís Lima, Presidente da CIMLOP afirmou que a sua recandidatura “veio no seguimento da última reunião de Direção da CIMLOP, que decorreu em Lisboa, em que os meus colegas insistiram unanimemente numa renovação do meu mandato, dando continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido na divulgação e implementação deste projeto. Dispus-me assim a continuar como Presidente por mais um triénio, que terá como prioridade máxima a criação e consolidação de redes e parcerias entre os países integrantes, para que possamos dar seguimento ao objetivo máximo desta nossa confederação: a criação de negócios para os países da lusofonia”.

 

Nesta cerimónia, foi ainda atribuída a Medalha de Ouro CIMLOP 2019 a Romeu Chap Chap, antigo presidente do SECOVI, conhecido no Brasil como “Senhor da Habitação”. Devido a ausência do agraciado, esta distinção foi entregue simbólicamente a João Teodoro da Silva, Presidente do COFECI. 

 

A Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP) é um organismo que visa captar investimentos, nas áreas da construção e do imobiliário, para os países do espaço da lusofonia a que pertencem as associações integrantes da CIMLOP, que conta hoje com a representação de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

 

A Assembleia eleitoral desta Confederação integrou-se no âmbito do seu Encontro de Primavera, que decorreu em simultâneo com o Salão Imobiliário do Porto (SIP 2019). 

 

Luís Lima, reeleito presidente da CIMLOP para o triénio 2020-2022, exerce ainda funções de Presidente na APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, na Comissão Organizadora do SIP e como Vice-Presidente na Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI).

 

A Reunião de Outono da Direção da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), decorreu no dia 11 de outubro, nas instalações da Feira Internacional de Lisboa, em paralelo com o Salão Imobiliário de Portugal, e ficou marcada pelo pedido formal desta Confederação ao Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CE-CPLP).
Este pedido formal foi entregue em mão pelo presidente da CIMLOP, Luís Lima, ao Comendador Jorge Rocha de Matos, Presidente da Assembleia Geral da CE-CPLP, que marcou presença na reunião para elucidar os membros presentes sobre a ação e a importância da CE CPLP, explicando que esta visa, acima de tudo, valorizar o espaço da economia e dinamizar o comércio e o investimento intra-CPLP.
A presença da CIMLOP em Portugal foi também mote para a promoção de uma Rodada de Negócios, organizada pela Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), e pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), com o apoio da CIMLOP.
Nesta “Rodada de Negócios”, deu corpo a uma das principais vocações da estrutura confederativa, que visa a dinamização da atividade económica da fileira da Construção e do Imobiliário dos Países de Língua Oficial Portuguesa, e por esta via, das próprias economias destes países, harmonizando a informação sobre a oferta e a procura imobiliárias no vasto espaço da lusofonia. 
Importa recordar que esta Confederação integra já Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo-verde e Guiné-Bissau, estando prevista para breve a adesão de São Tomé e Príncipe, e de Timor-Leste.